segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Contra a corrente

o blog, muito mais que um simples diário, pode funcionar como uma rede de discussões a partir de um comentário postado pelo autor. os comentários, de um modo geral, podem concordar, discordar, criticar ou remeter diretamente ao post escrito pelo dono ou redator do blog. o caráter pessoal e opinativo marcam esse tipo de recurso internético. no entanto, dentro do próprio blog pode haver a discordância entre os dois autores. partindo dessa premissa, maria cláudia e vicente constroem um blog - do contra ao contrário - no qual a tônica é a discordância. a cada post de um, há logo uma opinião contrária, a própria escrita, de uma certa maneira, procura se construir dessa forma. os autores, inclusive, procuram usar hiperlinks, para, quase sempre, discordar deles - ou melhor, se um discorda, o outro, logicamente, concorda com alguns dos aspectos do conteúdo discutido.

o banner, por sua vez, diz diretamente da temática do blog. o jogo de xadrez remete a um confronto, em que, para cada ação de um jogador, há, por lógica do jogo, uma jogada do adversário que tenta, de alguma forma, impedir as possibilidades do outro. interessante também as cores escolhidas para a fonte do título do blog. "do contra" de branco e "ao contrário" de preto, remetendo, novamente, a uma oposição.

de maneira geral, pode-se dizer que a identidade do blog manteve-se fiel à proposta inicial de contraposição. os blogs mais bem sucedidos e famosos no universo da web (como o blog do noblat, blog do gnt e mothern, por exemplo) são justamente aqueles que honram sua proposta inicial e que mantêm, ao longo do tempo, uma identidade, linguagem, estilo e temáticas próprias.

Nenhum comentário: